Início Acesso a Internet minha UFOP WiFi

minha UFOP WiFi

Matéria no problema Plano Aberto da Tv UFOP

Apresentação no VII Workshop de TIC das IFES

O projeto "minha UFOP WiFi" consiste na instalação de rede WiFi (sem fio) para utilização de toda a "comunidade acadêmica", nos campi que compõem a Instituição, nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

O projeto utiliza soluções baseadas em software livre, com desenvolvimento interno e integração com sistemas de terceiros. A opção por software livre manteve o mesmo padrão de qualidade oferecido por soluções proprietárias disponíveis no mercado, além de estar alinhada com as estratégias atuais do Governo Federal.

Todos os locais com rede sem fio disponível estarão identificados com placas e cartazes e o acesso será feito com o mesmo login (identificação) e senha do usuário da "minha UFOP".

Para convidados que não possuem vínculo com a Universidade, haverá a possibilidade de criação de contas temporárias, conforme regras a serem definidas pelo NTI.

O telefone para atendimento/suporte relacionado ao projeto é 31-3559-1423 (ramal 1423).

COMO UTILIZAR A REDE SEM FIO:

Para utilizar a rede sem fio "minha UFOP WiFi", siga os passos:
  1. habilite a interface de rede sem fio do equipamento (notebook, netbook, tablet, smartphone, celular, computador, etc.)
  2. selecione a rede MINHAUFOPWIFI e aguarde até que a conexão seja estabelecida
  3. acesse um navegador (browser) para que a autenticação possa ser efetuada e o acesso a rede/Internet seja liberado (a tela abaixo será exibida)
  4. Informe sua identificação e senha de acesso, lembrando que não devem ser utilizados pontos e/ou traços no campo identificação - OBS.: para servidores e alunos da instituição a identificação e senha a serem utilizadas são as mesmas do portal "MINHA UFOP"

Tela de Autenticação na Rede WiFi (minha UFOP WiFi)

É importante ressaltar que a página de autenticação da rede WiFi do projeto "minha UFOP WiFi" é criptografada, ou seja, o endereço possui um certificado homologado pela UFOP e a página é sempre exibida com HTTPS

IMPORTANTE: NUNCA INFORME SEU USUÁRIO E SUA SENHA DO "MINHA UFOP" EM UMA REDE CUJO NOME NÃO SEJA EXATAMENTE MINHAUFOPWIFI .

ATENÇÃO:

Se você ainda não efetuou o primeiro acesso no site do "minha UFOP" (www.minhaufop.ufop.br) será necessário que este acesso seja feito para que seja liberada a utilização da rede sem fio, ou seja, usuários que NUNCA acessaram o "minha UFOP" NÃO conseguirão acessar a rede sem fio.

Caso a última alteração de sua senha tenha sido feita a mais de 3 (três) meses é recomendado, por questões de segurança, que você realize a alteração da sua senha de acesso. Vale ressaltar que tudo o que for acessado através da rede sem fio "minha UFOP WiFi" será registrado com o seu nome de usuário, portanto, é importante a troca periódica da senha de acesso para evitar acessos não autorizados realizados por terceiros.

Em caso de problemas para realizar o acesso (invalid crendentials, usuário e/ou senha inválidos, etc.), primeiramente acesse o portal "MINHA UFOP" (www.minhaufop.ufop.br) e efetue uma alteração em sua senha de acesso, tentando acessar novamente a rede em seguida. Se o problema persistir, entre em contato com o NTI através do telefone 31-3559-1423 (ramal 1423).